A Educação Infantil nigeriana é impulsionada por tradições orais e filosofias, tais como: provérbios, poemas, canções, cantigas populares e enigmas. É por meio da literatura oral que as famílias iorubás educam as crianças para se tornarem Omulawabi.
Traduzindo, omoluwabi significa Omo ti o ni iwa ‘bi eni ti a ko ti o si gba eko , “pessoa que se comporta como alguém que é devidamente bem nutrido e que vive pelos preceitos da educação que recebeu.
De acordo com Akinsola , ser Omoluwabi é ser uma pessoa completa em diferentes aspectos da vida. Ser Omoluwabi é ter um bom caráter (Iwa) e consequentemente nutrir respeito pelos mais velhos, pela comunidade e costumes; ser inteligente, honesto, corajoso…
Provérbios como” Ise ni ogun ise, Oruko rere san ju”, “wura ati fadaka lo” são afirmados constantemente para as crianças e refletem a importância do bom caráter ligado ao conceito de Omoluwabi.
Durante a gestação, as mães iorubás, além de receberem orientações acerca do que beber, comer e fazer, não diferente, recebem orientações sobre o que falar para os seus bebês, mesmo ainda em formação dentro dos seus úteros. As mães são incentivadas a falar, recitar e cantar os nomes de louvor da família e provérbios chamados oruko ati oriki idile. Após o nascimento, as crianças continuam a ouvir os provérbios e o cânticos com a expectativa de que o seu bom caráter seja moldado e sua autoestima elevada. O sistema tradicional de educa iorubá se ancora na positivação da identidade de cada criança, é sobre a exaltação de tudo que ela tem de melhor que pode influenciar diretamente no seu estado emocional, psicológico, espiritual e físico. A criança além de participar da vida social da comunidade e desenvolver talentos que irão te assegurar autonomia e elevação da autoestima, por meio de provérbios, ditos saberes e contos populares,ele / ela aprende sobre a importância da linguagem e a arte de uma vida responsável.
Pensando em nosso contexto afro-diaspórico, como podemos incentivar as nossas crianças a buscarem o melhor de si? Quais palavras são proferidas no interior dos nossos lares? Quais estratégias podemos utilizar dentro das escolas para que as crianças nunca se esqueçam de quem elas são e sobre o poder que trazem em seus oris?
A palavra tem um poder enorme, além do exemplo e do incentivo precisamos repensar de forma responsável tudo que precisamos falar para as nossas crianças; ao mesmo tempo que a palavra tem o poder de elevar, ela pode ferir pessoas e matar sonhos. Educar dentro de uma perspectiva Omoluwabi é despertar o divino que cada criança.
Educando crianças para ser Omulawabi
